terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sobre Futebol & Video-games...

Nem sei o que pensar sobre isto, se acho ridículo ou muito bacana. Mas a qüestã é: além de Pro Evolution Soccer, Fifa e os joguinhos que você é só um técnico (contrata, monta seu time, etc, tal qual Cartola FC), há alguns anos vem rolando um outro tipo de frenesi nos consoles: o GTA de Torcidas Uniformizadas.



Pra quem não conhece, Grand Theft Auto é um clássico dos video-games onde se pode fazer tudo politicamente incorreto: matar, roubar carros, criar batalhas entre gangues, comer prostitutas, xupar dorgras... E, como todo jogo (e informáticas afins) a galera edita, mexe, muda (código fonte? pff...), rolam variações do mesmo tema sem sair do tom. Tem o GTA Cidade de Deus, o do Batman, do Bope... Daí agora este outro universo de pancadarias afins.


Eu nem sei o que pensar pelo simples fato que tenho uma dúvida crucial: este jogo fomenta a violência entre torcidas? Ou será que ele direciona a raiva e o ódio para um campo onde ela não é perigosa, onde pode ser controlada?


Tem um pensamento do falecido Millôr Fernandes que seguia esta linha: Jogos de guerra e arminhas de brinquedo são importantes para que a criança saiba diferenciar o que é real do que não é. Assim o menino quando crescer sabe que a violência ficou em outro universo e que a vida não é aquilo. 


E mais, Millor ainda completava com: "Pra mim, Adolf Hitler quando criança só jogou xadrez e outros joguinhos de estratégia, daí quando cresceu deu no que deu..."


Se quiser saber mais:
http://www.gtatorcidas.blogspot.com.br/
http://www.gtatorcidas.hdfree.com.br/
http://organizadasmod.blogspot.com.br/

2 comentários:

Call of Duty Z/L disse...

Vc talvez não saiba o que pensar mas eu sei: É ridículo. Nada contra quem joga mas... Quando o Millôr diz que "jogos de violência..." não tiro a razão dele mas essa época já passou. Um garoto de 15,16 anos não pode ser mais considerado uma criança como a 50 anos atrás, PRINCIPALMENTE no quesito Torcida Organizada. GTA é coisa de malaco. Prefiro matar alemães no Call of Duty ou construir catapultas no Age of Empires.

Namor Arantes do Nascimento (filho do Rei) é PEIXÃO disse...

Pra falar a real dotô, concordo contigo e se o falecido Millor estivesse lendo provavelmente também. No play, quando estou batendo em alguém, geralmente é em Marvel versus Capcon (e sempre com personagens Marvel). Mas é 1 partida de luta pra cada 99 de PES, rsrs...