quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

COLUNA DO BARCINSKI - É NÓIS

Tenho lido gente que manja tudo de futebol - meu amigo Eduardo Tirone, do “Lance”, por exemplo - criticando os campeonatos estaduais.

E sabe o quê? O Tirone tem razão.
Ninguém é capaz de dar um argumento objetivo para defender os estaduais. São campeonatos deficitários, com jogos péssimos e estádios vazios.
O problema é que, em futebol, nem sempre os argumentos são objetivos.
Minha razão para gostar dos estaduais é puramente subjetiva: uma mistura de saudade com o medo de ver o passado desaparecer.
Eu gosto de ir a estádios pequenos e ver jogos com três mil pessoas. Gosto de ver os jogadores de perto, batendo lateral quase encostados no alambrado. Gosto de ouvir o técnico gritando com os jogadores. Gosto de ver pais levando filhos, sem medo de torcidas organizadas.
Nunca morei na Moóca, mas me diverti demais nas três vezes em que fui à Rua Javari ver o Juventus. O mesmo aconteceu no estádio do Nacional.
Se estou em alguma cidade pequena e vejo um jogo anunciado, não perco por nada. Há alguns anos, estava em Extrema, Minas Gerais, e fui num jogo do time local contra o Uberlândia, pela série B do Mineiro. Foi fantástico. O Uberlândia ganhou com um gol de Viola. No intervalo, sortearam uma bicicleta.
Tenho memórias maravilhosas dos estaduais do Rio dos anos 80. Era muito divertido sair de casa cedo, pegar a estrada e passar o sábado passeando em Friburgo, antes de ver um joguinho do Friburguense. Fui muito a Olaria e Madureira. E perdi a conta de quantas vezes me despenquei até o Caio Martins só para ver o Botafogo, que nem meu time é.
Cresci na Ilha do Governador e não perdia um jogo da Portuguesa. Podia ser contra o Flu de Rivelino, o Flamengo de Zico, o Vasco do Dinamite ou o Botafogo do Dé.
Algumas das imagens mais engraçadas que vi no futebol aconteceram ali. Lembro de Rivelino pedindo pressa para o gandula na reposição de bola, só para ver o menino pular o muro e fugir com a redonda debaixo do braço. Deu até pra escutar o Riva xingando o moleque.
É verdade que essa graça tem sumido nos últimos anos. Os times menores estão numa lama danada, e a decisão de tirar os jogos dos estádios do interior – estou falando do campeonato carioca - só prejudicou ainda mais os times pequenos.
Acho que a verdadeira prova de cidadania seria ver a população ressuscitando seus campeonatos estaduais.
Eu adoraria ver os moradores de Madureira, Bangu ou Duque de Caxias lotando os estádios para ver seus times. Adoraria ver uma campanha de torcedores cariocas pela revitalização do estadual. Sonho em ver uma rodada dupla no Maracanã, com casa cheia.
Isso me daria bem mais orgulho que nossa Copa do Mundo e seu civismo fabricado.

Um comentário:

Giuseppe Totti disse...

Cresci vendo jogos do Gremio Sãocarlense, ultimamente do São Carlos, Palmeirinha de Porto Ferreira, Taquaritinga, Ferroviária. Como saudosista de carteirinha assino embaixo.