domingo, 4 de setembro de 2011

TUSP: A Primeira Torcida Organizada do Brasil


Nasceu na Moóca, em 1939, fundada por Manoel Raimundo Paes de Almeida.
Encerrou suas atividades em 1995. 


Uma fotografia com mais de 50 anos no álbum de Manuel Raymundo Paes de Almeida, mostra um alegre grupo: Ruy, Juca e Zizo Mesquita, Joaquim Mendonça, Paulinho e Alfredinho Machado de Carvalho. Todos vestem uma camisa branca com o distintivo do São Paulo no peito e, em semicírculo, o nome Grêmio São-Paulino, abraçando o emblema tricolor. Era a torcida uniformizada. Também nisso o clube foi pioneiro. O grupo foi organizado por Paes de Almeida. 

Ele mesmo conta: “O Grêmio São-Paulino surgiu na Mooca, em 1939. Fazíamos tudo com entusiasmo e por nossa conta. Lembro-me do primeiro espetáculo que demos no Pacaembu. Uma festa maravilhosa, com serpentinas e confetes. Fizemos depois uma magnífica marche aux flambeaux, em 1943, quando a moeda caiu em pe e o São Paulo foi campeão. Montamos um carro alegórico, com uma moeda gigante de pe, e fomos, em cortejo de automóveis, buscar a Taça dos Invictos de A Gazeta Esportiva”.


Inspiração: artigo do Juca Kfouri publicado no jornal Folha de SP de hoje...

Um comentário:

Giba disse...

Eu lembro dessa torcida... vários bandeirões quando rolava clássico no Morumba... bons tempos... e lá embaixo, nas placas de publicidade, a pérola: "RETENTORES É SABÓ"