segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Manifesto Teórico em Prol do Futebol


Muitas vezes, ao conversar com alguém, digo que escrevo para este baluarte do jornalismo desportivo e ouço a contrapartida: "ah, nem curto futebol"… Tô ligado, você e mais 20% do Brasil pensam assim. Por outro lado, significa que 80% do nosso país de dimensões continentais curte. São 160 milhões de torcedores de norte a sul, leste a oeste, meramente simpáticos ou totalmente fanáticos. Isso no Brasil, porque se olhar pro resto do mundo vai descobrir também que este é o esporte mais praticado e acompanhado do planeta!

Para estes 80%, é como na Idade Média e nos contos do Rei Arthur, quando alguém se apresentava dizia ser Accolon de Gália, Tristão de Lyonesse, Perceval de Gales e até Boors, o exilado sem terras… Na época, o sobrenome provinha do lugar de onde veio. Vejo no nosso país algo muito parecido: sou o My Nigga Ferréz do Santos, meus amigos são o Lula Corsário (da mesma fé), o Leandro Salvattore D'Guia do Palestra, o Zé Carlos do Timão, o Lion Man do Flamengo, o Gardenal do São Paulo… 

São culturas, nações, religiões, filosofias. Nosso templo sagrado é nosso estádio (ou o da Prefeitura, caso seu clube seja uma nação sem terras), nossa roupa da missa o manto sagrado e o culto é duas vezes na semanageralmente de quarta à noite e domingo à tarde. Digo ainda que, mesmo para quem não gosta de futebol, deveria acompanhar, por conta desta configuração do país: se um clube como o Flamengo é campeão ou o Corinthians cai para a segunda divisão, pode nem fazer diferença para você diretamente, mas saiba que o humor dos seus amigos, as condições sociais de onde vive, tudo muda. Até as ações da Bolsa de Valores.

Aí o meu interlocutor anti-esporte-bretão concorda em termos, mas diz que no futebol tem muita safadeza, corrupção, machismo, racismo, violência… Completo ainda a prosa dizendo que concordo plenamente. Porém não é apenas o futeba que tem dessas e ninguém aqui deixa de rezar para sua crença porque o padre/pastor agiu de má fé. Nem deixa de votar, de fazer faculdade, de trabalhar, só porque em todas as esferas sociais estes problemas se repetem.

O Teóricos do Futebol, fundado há 8 anos, encampa os princípios de combater todos estes dilemas acima citados, seja apoiando as investigações do FBI e da CPI, seja enaltecendo o papel da mulher quando sofre discriminação por gostar de um esporte tido como exclusivo dos homens, seja defendendo as vítimas de injúrias raciais, seja pela nossa tradicional sessão "Para de Porrada, o Negócio é Amor". É para isto que estamos aqui, labutando há tanto tempo sem receber um centavo pelo suor dedicado. E, de todos os trabalhos que executei aqui, modéstia à parte, este foi um dos melhores, principalmente neste sentido:

Além da 8ª estrela no escudo, outras novidades ainda virão: nova capa, novos TV Teóricos (aguardem o próximo, uma produção quase róliudiana), um canal exclusivo para os vídeos no Youtube, reformulações profundas no layout da página, parcerias mil. Logo menos. Mas tenha a tranqüilidade que continuaremos fazendo o que sabemos fazer de melhor: buzuzar, divertir, dar voz aos menos destacados e sempre acompanhar a nossa 2ª maior paixão nacional.
Longa Vida ao
Teóricos do Futebol!!!

Nenhum comentário: