sexta-feira, 1 de junho de 2012

Torcedores aceitam jogadores gays



Pesquisa inglesa indica que 93% apoiariam homossexuais em suas equipes
LEONARDO LOURENÇO
DE SÃO PAULO
O senso comum de que o futebol é um ambientes hostil para homossexuais parece não ser mais verdadeiro.
Uma pesquisa publicada em maio no "British Journal of Sociology" constatou que 93% dos torcedores aceitariam um jogador assumidamente gay em seus times.
O estudo foi conduzido por dois professores da Universidade de Staffordshire e baseado em um questionário respondido de forma anônima por 3.500 pessoas na internet.
O resultado, apontado como surpreendente pelos autores, "sugere a existência de uma cultura mais liberal e permissiva" entre os fãs.
Apesar de registrar a participação de voluntários de 35 países, a base era de torcedores de times britânicos: 85% dos que responderam.
"Isso demonstra um avanço da sociedade britânica", diz a professora Heloisa Helena Baldy dos Reis, especializada em sociologia do esporte da Unicamp.
Ela, porém, não discorre com o mesmo otimismo sobre a situação no Brasil.
"Estamos distante disso", afirma. "A homossexualidade é motivo de ofensa no futebol. Os cânticos tentam ofender rivais pela sexualidade", lembra a professora.
"O futebol é o último bastião do macho", define.
Segundo Heloisa, o ambiente atual não aceita esse tipo de revelação. "É um reduto de masculinidade, que não pode ser ameaçado pela presença feminina ou pela de homossexuais", completa.
A professora, entretanto, crê numa mudança nessa mentalidade, mesmo que seja um processo demorado.
"O Brasil demonstra um atraso, mas o debate da sexualidade já foi incorporado pelas escolas, que têm que lidar com essa diversidade."
MERCADO
A mudança de comportamento com relação à presença de homossexuais no futebol não fez com que jogadores assumissem ser gays.
A resposta, segundo a pesquisa da universidade inglesa, está no conservadorismo dos clubes de futebol e dos agentes, mais preocupados com as consequências financeiras deste tipo de ato.
"Mesmo sob a luz desta descoberta, apenas um jogado na história do futebol britânico assumiu ser homossexual [Justin Fashanu, no começo da década 1990, que se suicidou em 1998]", diz Jamie Cleland, um dos autores.
"Torcedores culpam os empresários com medo de perder comissões. É o mercado que controla o futebol que proíbe os gays de se assumirem", conclui Cleland.

Matéria retirada do caderno de esportes do jornal Folha de SP de hoje (01/06/1012)

Um comentário:

Ricky disse...

É? Vai jogar no São Paulo pra ver, então...

Lá eles só aceitam gays na arquibancada, tolinho. Quando vi aquilo... Geeente: fiquei bege!