quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Eu sei que é chover no molhado, mas vale sempre lembrar...

Retirado do blog do Mauro Beting

ESCREVE JORGE EDUARDO SCARPIN

Doutor em Contabilidade e Controladoria pela USP e docente do curso de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

http://professorscarpin.blogspot.com/

Existe uma máxima em economia de que, quanto menor o preço de um produto, maior a sua quantidade vendida. Entretanto, esta lógica é maior ou menor, ou até inexistente, dependendo do produto pois existe um segundo conceito econômico, menos explorado que é a elasticidade da demanda. Basicamente, este conceito diz que, existem produtos muito elásticos (quantidade vendida responde de maneira forte a uma variação de preços) e produtos menos elásticos ou até inelástico (quando a quantidade vendida guarda pouca ou nenhuma relação com o preço de venda).
No futebol, muitas vezes se faz promoções para lotar os estádios e, na maioria das vezes, funciona. Entretanto, isto funcionaria para o campeonato todo? Novamente aqui vamos usar a técnica de regressão linear que, basicamente, mostra a relação existente entre duas ou mais variáveis, neste caso, variáveis preço do ingresso e público médio.

Bem, as notícias aqui não foram muito boas. Nem na Série A, nem na Série B, foi encontrada a relação desejada. Pelo contrário, foi encontrada uma relação inversa, ou seja, quanto maior o preço dos ingressos maior o público médio.
Na Série A a relação foi de 854, ou seja, um aumento de R$ 1,00 no preço dos ingressos levaria 854 torcedores A MAIS aos estádios. Na Série B a relação foi menor, mas ainda positiva em 584.
Por que isto acontece? Será que a lógica econômica não funciona para os clubes de futebol? Engano. A análise aqui foi dos 20 times em conjunto (tanto na Série A quanto na Série B), ou seja, o Corínthians, por exemplo, mesmo cobrando um ingresso médio de R$ 32,57 vai levar mais público aos estádios do que o Barueri que cobra apenas R$ 17,31, simplesmente porque tem uma torcida maior, e uma torcida que se dispõe a pagar mais para assistir ao seu time jogar.
Se isto existe, por que a lógica de se querer tabelar o preço dos ingressos? Cada clube deve ter consciência do seu “nível ideal de preços”, ou seja, quanto seu torcedor está disposto a pagar para ver seu clube pois, não adianta também cobrar um ingresso muito barato que, muitas vezes, o torcedor não vai, pela simples ausência de torcida, insegurança nos estádios, vandalismo das organizadas etc etc etc.
Para terminar, preço dos ingressos não é um fator determinante para estádios com pouca gente pois, o futebol, não é dos produtos economicamente mais elásticos. Se os estádios fossem melhores, com mais segurança, haveria público, mesmo com este nível de preços.

Preparem-se: Paulistão com ingressos a R$40 (arquibancada)!!

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