domingo, 15 de junho de 2008

30º Rodada: Será o fim do calvário?

Segundo dados estatísticos do matemático Tristão Garcia, se o Coringão continuar arregaçando todos os timinhos da série B, na trigésima rodada já estaremos classificados e assim de uma vez por todas os caros dipromatas paramentados do blog voltarão sua atenção para seus times, afinal torcer para os Bâmbis, Suínos, e Urubus festivos, deve ser uma adrenalina total.




Corinthians garante volta à elite na 30º rodada, projeta matemático



Até agora perfeito na Série B do Brasileirão, com 18 pontos conquistados em seis jogos, o Corinthians pode voltar à elite do futebol brasileiro com oito rodadas de antecedência. De acordo com projeção feita pelo matemático Tristão Garcia, do site de estatísticas Infobola, o Timão deverá garantir matematicamente seu acesso à Série A por volta da 30ª rodada. mesmo com uma eventual queda de rendimento no decorrer da competição. Se os cálculos se confirmarem, o acesso será no dia 11 de outubro, quando a equipe enfrenta o Santo André, no Pacaembu.

- É improvável que o Corinthians mantenha os 100% até o fim. Mas mesmo se cair para 80% de aproveitamento, o que já é algo muito bom, deve chegar à 30ª rodada com 25 pontos de vantagem para o quinto colocado, restando 24 pontos a serem disputados. Agora, se mantiver os 100%, é claro que garante a vaga antes - explica.



Em seis rodadas disputadas, o Corinthians abriu oito pontos do quarto colocado (Ceará, com 10 pontos). Ou seja, a equipe de Mano Menezes está conseguindo livrar mais de um ponto de vantagem por jogo da última posição de classificação.

- Abrindo um ponto por rodada, o Corinthians termina o turno com 19 pontos à frente do quarto colocado. Ou seja, inicia o segundo turno com sua classificação praticamente resolvida - diz.

Segundo Tristão Garcia, outro fator que ajuda o Corinthians é o equilíbrio entre os concorrentes. Ele observa que apenas três pontos separam o Marília, 15º colocado, do Ceará, quarto colocado. Enquanto o Timão vai abrindo, os outros times vão tirando pontos uns dos outros.

- Pelo que se apresenta, são 19 times lutando por três vagas. Uma é do Corinthians.

Quase meio caminho andado

Em 2006, o América-RN subiu para a Série A com 61 pontos. Ano passado, o Vitória precisou de 59 pontos para garantir o acesso. Pela média, 60 pontos garantem a classificação de uma equipe.

Até o momento, o Corinthians tem 18 pontos. Ou seja, já cumpriu 30% do que precisa para subir. Se continuar com 100%, o Timão atinge os 60 pontos na virada do turno (21ª rodada). Ainda não vai ser possível cravar a vaga na Série A matematicamente, mas já vai deixar a Fiel bem tranqüila.


Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário: